segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comandos Nacionais de Greve da Educação fazem reunião e intensificam movimento


Os Comandos Nacionais de Greve do setor da Educação se reuniram no sábado (7) para fazer uma análise da paralisação dos docentes, estudantes e técnicos-administrativos das instituições federais de ensino (IFE). Representantes dos CNG do ANDES-SN, dos Estudantes, da Fasubra e do Sinasefe discutiram a conjuntura das greves, destacando o significado do movimento de greve do setor da educação com ações cada vez mais unificadas. O objetivo do encontro era fortalecer a unidade na luta e intensificar o movimento.

Na mesa de debates realizada no período da manhã, estiveram Marinalva Oliveira (ANDES-SN), Lucas Braga (Estudantes), Gibran Jordão (Fasubra) e Luiz Sérgio Ribeiro (Sinasefe). Além da análise da mobilização, as falas também destacaram uma forte reação do movimento à ameaça de corte do ponto dos servidores federais em greve.

“A disposição dos docentes para a negociação vem sendo demonstrada nos últimos anos e chegou ao limite com o não cumprimento de acordos e compromissos assumidos pelo próprio governo de Dilma Rousseff. E qual foi a resposta do governo? Tentativa de cooptação e endurecimento”, disse Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN.

Ela classificou como vergonhosa a medida do governo, que orientou o corte de ponto dos servidores em greve, com o objetivo de reprimir o movimento legítimo dos SPF. “Isso é uma atitude de criminalização e ataque ao livre exercício de greve. A resposta não pode ser outra: intensificar e ampliar a greve em todos os setores”, completou.

À tarde, Luiz Henrique Schuch (ANDES-SN), Bacellar (estudantes), Paulo Henrique dos Santos (Fasubra) e David Lobão (Sinasefe) debateram a precarização das condições de trabalho e ensino nas instituições federais. "As modificações que têm ocorrido por trás da propaganda oficial a respeito do Reuni solapam o caráter de referencia das IFE quanto ao padrão unitário de qualidade e não são de caráter transitório. Ao contrário, fazem parte de uma estratégia que altera para pior os paradigmas pedagógicos e do trabalho acadêmico, ressignificando os diplomas segundo o interesse de mercado”, disse Schuch.

Ao final do encontro, foram tirados em consenso os seguintes encaminhamentos:
- Rechaçar a orientação do Ministério do Planejamento de corte de ponto dos servidores federais em greve;
- Encaminhar para a próxima reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF a elaboração de uma nota pública, denunciando o caráter punitivo do “Comunica” enviado pelo Planejamento aos gestores dos órgãos públicos federais;
- Entrar em contato com entidades da sociedade civil e com parlamentares solicitando apoio e solidariedade à greve no setor da Educação;
- Intensificar as ações de mobilização da greve, entre os dias 9 e 13 de julho nos estados e de 16 a 20 de julho, em Brasília, deslocando caravanas estaduais para a capital federal para garantir participação massiva tanto no acampamento na Esplanada, quanto na Grande Marcha no dia 18.

Confira a agenda de atividades nacionais do CNG do ANDES-SN:
•  Dias 9 a 13 de julho – Atos Unificados nos estados com o mote – COPA.
Locais simbólicos da COPA. Estádios em construção
•  Dias 16 a 20 de julho – Acampamento na Esplanada, em  Brasília, dos
Servidores Públicos Federais
•  Dia 18 de julho – Marcha Unificada em Brasília
•  Dia 20 de julho – Plenária dos Servidores Públicos Federais

FONTE: ADUERN


Nenhum comentário:

Postar um comentário