sexta-feira, 22 de junho de 2012

Assembleia Legislativa realiza audiência pública para discutir greve na UERN !

Em Natal ...

    Na tarde desta quinta-feira, dia 21, foi realizada, na Assembleia Legislativa, uma Audiência Pública para discutir a greve na UERN, por proposição do deputado estadual Fernando Mineiro.
Representando os grevistas, participaram o presidente da Aduern, Flaubert Torquato, e a presidente do Sintauern, Rita de Cássia. A administração da UERN foi representada pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Severino Neto, na ausência do reitor Milton Marques de Medeiros, que está adoentado. Pelo Governo do Estado, participaram o secretário estadual de administração, Antonio Alber da Nóbrega, e o procurador geral do Estado, Miguel Josino.
O presidente da Aduern abriu a audiência expondo os motivos dos 48 dias em greve, dentre os quais a defasagem nos salários e as obras paradas, como a do prédio do Campus de Natal, na Zona Norte da capital. Além de apresentar os números que, segundo ele, comprovam a perda salarial dos docentes e técnicos administrativos, o professor Flaubert Torquato lamentou a falta de negociação com o Governo do Estado.
Ao se pronunciar, o pró-reitor Severino Neto explicou que o orçamento para gastos com pessoal  da Uern para este ano, autorizado pela Assembleia Legislativa, é de R$ 188 milhões, que, segundo ele, seriam suficientes para pagar o percentual de 10,65 previstos para ser acrescentados aos contra-cheques em abril passado, sem ultrapassar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal ou o orçamento da Universidade.
No entanto, o secretário de administração explicou que “orçamento” não é dinheiro e reafirmou que o Governo do Estado não tem arrecadação suficiente para pagar o reajuste esperado pela categoria.
Ao fim da audiência pública, ficou agendada, para a próxima segunda-feira (25), uma reunião entre os presidentes da Aduern, Sintauern e DCE com o secretário estadual de administração, em horário ainda a ser marcado, com o objetivo de chegar a um consenso e, se assim ocorrer, a proposta ser enviada em tempo de ser votada na Assembleia Legislativa, antes do recesso dos deputados.
Também estiveram presentes à audiência pública a deputada federal Fátima Bezerra e os deputados estaduais Gustavo Fernandes e Larissa Rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário